A igreja matriz ícone da cidade, é uma replica da igreja matriz da antiga Jaguaribara, lembrança marcada da antiga cidade para seus moradores com parada obrigatória, considerada um dos cartões postais do município.

Barragem do Castanhão

Neste percurso é possível conhecer a estação de Piscicultura do DNOCS, a estação de bombeamento de água do Canal da Integração, a válvula que pereniza o Rio Jaguaribe, as Comportas do Açude, Projetos de Cultivo de Tilápia em Cativeiro, museu do DNOCS, o portal de acesso ao açude pela BR 116 o trecho da BR 116 que ficou submerso pelas água do Castanhão.

 

Show Room

O Show Room foi o primeiro prédio construído na cidade de Jaguaribara, neste local são realizado apresentações culturais, exibição do filme sobre a história da nova e antiga cidade e sobre o processo de transferência das famílias, neste documentário é possível conhecer um pouco da história do povo Jaguaribararense. Anexo ao Show Room visite a loja de artesanato com ênfase aos produtos confeccionados a partir do couro da tilápia.

 

Casa do Cidadão e Pedra do Sino

Neste local funciona o atendimento ao Cidadão com diversos serviços de órgãos públicos, cartório, lotérica e outros. Lá está exposta a maquete do projeto de Jaguaribara a primeira cidade projetada do Ceará e pedra que quando tocada emite som parecido com de sino.

 

Museu

Museu do Açude Castanhão – DNOCS

Visita ao museu do açude no DNOCS, onde está exposto a Pedra Enigmática que foi encontrada durante as escavações da barragens dentro de um caverna. Também foi encontrado um dente do Mastodonte que está exposto neste local, além de fotos da antiga cidade, das etapas da construção e da nova sede de Jaguaribara.