Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas do Estado do Ceará - ÂMBITO DO SUS
https://integrasus.saude.ce.gov.br/#/indicadores/indicadores-regulacao/consulta-fila-espera
SECRETARIA DE SAÚDE
10 de setembro de 2024
Notícias
SECRETARIA DE SAÚDE
3 de fevereiro de 2023
Compartilhe:
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos últimos tempos, o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) causa 6,5 milhões de mortes no mundo, sendo ainda o principal motivo de incapacidade pelo seu pontencial em ocasionar sequelas graves em nível global. No nosso país, o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e o diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas, informa o Ministério da Saúde (MS).
Para promover uma oportunidade aos servidores da urgência e emergência que atuam no município atualizarem seus conhecimentos relativos ao AVC e infarto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), uma capacitação voltada a esses profissionais. A ação, intitulada “Curso Infarto e AVC: Como identificar e o que fazer?", ocorreu nessa última semana, no Centro de Saúde Maria Felícia de Almeida.
A capacitação tem como objetivo orientar os profissionais para a assistência integral ao paciente, tentativa de redução de casos; inclusivamente, abordar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, seguindo as orientações propostas pelo Ministério da Saúde.
Essa atualização é de suma importância para a aplicação de atendimentos clínicos rápidos, pelas equipes de saúde, afim de aumentarem as chances de recurperação do AVC, por exemplo. Visto que, trata-se de uma doença tempo-dependente: quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação. Além de todo cuidado necessário para a identificação e atendimento dos casos de infarto.
Relacionados